Criar um Site Grátis Fantástico
DOMINGO NA PRAÇA
DOMINGO NA PRAÇA

Um espaço ao ar livre, voltado para o lazer, a convivência e a prática de atividades físicas. Essa é a proposta do projeto Domingo na Praça, promovido pela prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, desde o dia 24 de março, na avenida Beira Rio. 

O trânsito é fechado das 7h30 às 12h, na rua Siqueira Lima (em frente à loja Dadalto, no centro) até a rua Pedro Dias (em frente à ponte de pedestres “Governador João Bley”). O trecho, com cerca de 700 metros, fica livre para a prática de esportes e recreação em família, com toda segurança. Cavaletes e fitas são usados na demarcação do local.

As crianças, sempre em grande número, aproveitam para, acompanhadas dos pais, andar de bicicleta, patins, carrinho e skate. Há também quem use o trecho para caminhar e correr. Com a movimentação criada pelo projeto, a praça de Fátima também é bastante utilizada, inclusive a Academia Popular, que conta com instrutor em parte do período da manhã. 

O novo espaço de lazer agora faz parte do calendário permanente de atividades da prefeitura. “O resultado tem sido surpreendente e supera bastante nossas expectativas. A cada domingo aumenta o número de pessoas que comparecem. E todos aprovam a iniciativa. Sem dúvida é um projeto que tem dado certo”, destaca o secretário municipal de Esporte e Lazer, Danilo Paiva.

O secretário afirma ainda que o Domingo na Praça atrai moradores não só da região central da cidade, mas também de bairros mais distantes, como IBC, Aeroporto e vários outros. “Somando os últimos dois domingos de abril, cerca de 1.800 pessoas foram à avenida Beira Rio para lazer, descontração e interatividade. Ao todo, mais de 3 mil pessoas já participaram do projeto, que integra as famílias, já que é um espaço em que pais e filhos podem se divertir juntos, o que promove a cultura da paz”.

A pista só é liberada para acesso ao estacionamento para os clientes dos restaurantes próximos ao ponto de táxi. Em caso de chuva forte, não há atividades e o trânsito é liberado.

Veja como fica o trânsito durante as atividades! 

Carros e motos
Quem está no centro e precisa acessar a avenida Beira Rio tem que seguir até a Ponte Municipal (Cristo Rei), passar pelas ruas Pinheiro Júnior e Samuel Levy até a ponte Juscelino Kubitschek (próximo ao Teatro Rubem Braga) que leva à avenida Beira Rio. O trânsito na ponte Carin Tanure (ao lado da Dadalto) funciona em mão e contramão. Por isso, quem passa em frente à praça Jerônimo Monteiro e segue em direção ao centro tem que virar à direita e acessar a ponte. Quem desce pela rua Rui Barbosa (ao lado do Banco do Brasil, no centro), tem que acessar a rua Costa Pereira, à direita, em direção à catedral. Nesse caso, não é permitido descer em direção à praça Jerônimo Monteiro.

Transporte público coletivo

Linhas intermunicipais:
Os ônibus que fazem o sentido Rodoviária Gil Moreira – avenida Beira Rio vão contornar na praça Gilberto Machado (Unimed), subir novamente a Lacerda de Aguiar para acessar a região da Selita e descer pelo bairro Basileia. Em seguida, acessam a rua Pedro Dias (em frente à Ponte de Pedestres) para chegar à Rodoviária do Interior (próximo ao Teatro Rubem Braga), na avenida Beira Rio.

Linhas municipais:
Os ônibus que vêm dos bairros Sumaré e Amarelo terão que entrar na Ponte Municipal (Cristo Rei), seguir pela rua Samuel Levy e acessar a avenida Beira Rio pela ponte Juscelino Kubitschek (próximo ao teatro Rubem Braga).